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Filtro Separador

Filtro Separador
O óleo do compressor é usado para refrigeração, lubrificação, vedação e proteção contra corrosão do elemento compressor.
Um volume de óleo na saída do compressor resulta em:

Ar comprimido de baixa qualidade (Comparado aos níveis mínimos exigidos)
Maior frequência de trocas de filtros e aumento de intervenções
Aumento da contaminação, causando maior intervenção de serviços na linha de ar comprimido, além do aumento dos condensados, podendo entupir os drenos dos separadores.
Aspectos de Qualidade

Residual de óleo entre 1 e 3 ppm para uma pressão diferencial de 0.2 bar
Filtro projetado para diminuir a descarga estática no óleo
Filtro resistente a altas pressões diferenciais em relação ao pirata, podendo chegar até 5 bar, garantido assim maior vida útil em casos de paradas bruscas por queda de energia ou parada de emergência
Materiais e projeto voltados a alta resistência de corrosão
Vantagens

Alta confiabilidade
Menor consumo de energia e baixo arraste de óleo
Maior vida útil
Melhor custo x benefício
Riscos do uso de separadores não originais (Piratas)

Alto residual de óleo na linha, aumento do consumo de óleo e maior custo operacional
Baixa qualidade do ar comprimido
Maior número de intervenções
Maior contaminação das linhas de ar comprimido com aumento de condensados pesados
Maior pressão diferencial, aumentando o consumo de energia
Maior custo operacional
Maior risco de fogo por aumento da descarga eletrostática no óleo
Risco de parada → Contaminação das linhas e acessórios
Corrosão resulta em oxidação do compressor → reduz o ponto de fulgor → Aumenta o risco para fogo